Bem e Mal Sofrer

Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire

Quando o Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, pois é deles o Reino dos Céus", não estava se referindo àqueles que sofrem de um modo geral, pois todos os que estão na Terra sofrem, estejam na riqueza ou na miséria. Jesus queria dizer que todos os que sofrem de forma resignada serão recompensados na vida futura. Na verdade, poucos são os que sabem sofrer, poucos são os que compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir o homem ao Reino de Deus. O desânimo é uma falta e Deus nos recusa consolações quando nos falta coragem. A prece é um apoio para a alma, porém ela sozinha não basta, é preciso que tenhamos uma fé muito grande na bondade de Deus. Jesus disse muitas vezes que Deus não coloca fardos pesados em ombros fracos, pois o fardo é proporcional às forças, assim como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. A recompensa será tanto maior quanto maior for o sofrimento, mas é preciso que sejamos merecedores dela, e é por isso que a vida é cheia de aflições.

O militar que não é enviado para a frente de batalha não fica feliz, pois o descanso no acampamento não lhe proporciona a promoção desejada. Sejam como o militar que não quer o repouso, pois ele enfraquece o corpo e entorpece a alma. Portanto, fiquem satisfeitos quando Deus os enviar à luta. Essa luta não é o fogo da batalha, mas as amarguras da vida. Algumas vezes é preciso ter mais coragem para enfrentar a vida do que para participar de um combate sangrento, pois aquele que se mantém firme diante de um inimigo poderá fracassar sob a pressão de um sofrimento moral. O homem não recebe nenhuma recompensa por esse tipo de coragem, ou seja, manter-se firme diante do inimigo, mas Deus lhe reserva um lugar melhor no Mundo Espiritual. Quando um motivo de sofrimento ou de contrariedade nos atingir, devemos nos esforçar para superá-lo. Aquele que conseguir controlar os impulsos da impaciência, da raiva e do desespero, poderá dizer com justa satisfação: "Fui o mais forte".

Bem-aventurados os aflitos pode ser traduzido assim: Felizes aqueles que têm a oportunidade de provar sua fé, sua firmeza e sua submissão à vontade de Deus. Eles terão na Pátria Espiritual cem vezes mais a alegria que lhes falta na Terra, e depois do trabalho virá o repouso.

***

Mensagem extraída do Evangelho Segundo o Espiritismo

Instantes Preciosos