A Nova Era

François de Salignac de La Mothe-Fénelon

Com a chegada de Jesus, Deus, em sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade em vez das trevas. Quando Jesus partiu, as trevas voltaram. O homem, entre as alternativas de conhecer a verdade e permanecer na ignorância, preferiu esta última, e o mundo perdeu-se novamente. Como os Profetas do Antigo Testamento, os Espíritas começaram a falar, advertindo a todos: "O mundo está abalado em suas bases, o trovão provocará estrondo, sejam firmes!".

O Espiritismo é de ordem Divina, pois está de acordo com as Leis da Natureza. Acreditem! Tudo que é de ordem Divina possui um objetivo elevado e útil. O mundo estava perdendo-se. A Ciência desenvolvia-se em detrimento dos valores morais, conduzindo o homem exclusivamente ao bem-estar material, o que revertia em proveito para o Espírito das trevas.

Os cristãos sabem que o coração e o amor devem estar unidos à Ciência. Após dezoito séculos, o Reino do Cristo infelizmente ainda não chegou, apesar do sangue de inúmeros mártires. Cristãos voltem ao Mestre. Ele só quer salvá-los, pois tudo é fácil para aqueles que creem e amam, e amor traz uma alegria indescritível ao Cristo. Sim, meus filhos, o mundo está abalado e são os bons Espíritos que estão dizendo. Todos devem estar preparados para as mudanças que irão acontecer, para que não sejam surpreendidos, assim como ocorreu com as virgens imprevidentes, que foram apanhadas desprevenidas quando da chegada dos esposos.

A revolução que está sendo preparada é mais de ordem moral do que material. Os grandes Espíritos, enviados por Deus, procuram inspirar a fé em todos os trabalhadores esclarecidos, para que a voz humilde de cada um possa ser ouvida. O fato de serem pequenos, como um grão de areia, não deve servir de pretexto para que não façam a sua parte. Sem o grão de areia as montanhas não existiriam, pois cada um tem a sua missão, cada um tem seu trabalho. A formiga não constrói seu formigueiro e os animas pequenos não erguem continentes? Os Espíritas são os apóstolos da paz universal e não da guerra, e, semelhantes a São Bernardo, eles são os símbolos da fidelidade e do devotamento. Olhem e marchem para frente! A Lei dos Mundos é a Lei do Progresso.

***

Nota:

Parábola das virgens imprevidentes - O Reino dos Céus é semelhantes a dez virgens, que tomando suas lâmpadas, saíram ao encontro dos esposos. Cinco delas eram previdentes, e cinco eram imprevidentes. As imprevidentes pegaram suas lâmpadas e não levaram consigo o azeite. Como os esposos se atrasaram, todas adormeceram. À meia-noite, os esposos chegara e todas as virgens se levantaram para preparar suas lâmpadas. As imprevidentes, por estarem sem azeite, não conseguiram acender suas lâmpadas. Ao pedirem o azeite emprestado para as virgens previdentes, ouviram o seguinte: "Se emprestarmos nosso azeite, também vamos ficar sem luz, por isso procurem os que vendem o azeite e comprem deles". Assim, as que estavam preparadas foram com os esposos para as bodas, e após isso a porta se fechou. Quando as outras virgens chegaram, após terem comprado o azeite, pediram: "Senhor, Senhor, abre-nos a porta", e Ele respondeu: "Em verdade, vos digo, não conheço nenhuma de vocês".  Nessa parábola, Mateus nos mostra a necessidade de estarmos preparados, com azeite à disposição., ou seja, com nossas melhores qualidades e virtudes desenvolvidas, pois quando Jesus nos chamar para acompanhá-lo deveremos estar prontos, como as virgens previdentes estavam.

São Bernardo - foi um dos membros mais ilustres da Igreja e chamava-se Bernardo de Fontaine. Possuía uma grande facilidade para falar em público, e arrebatava a todos com sua fidelidade e devotamento. Foi também um exímio pacificador, pondo fim a várias cismas e heresias. Viveu entre os anos de 1020 e 1153 d.C.

***

Do Evangelho Segundo o Espiritismo - Poitiers - 1861

Instantes Preciosos